Leonardo DiCaprio com Oscar em 2016. Foto: Getty Images.
Leonardo DiCaprio com Oscar em 2016. Foto: Getty Images.

Ao assistir a uma produção audiovisual, é inevitável não reparar nos detalhes da roupa dos personagens. Afinal, o figurino é um dos elementos essenciais para dar vida ao super-herói que você vê nas histórias em quadrinhos, ao vilão da telenovela e ao casal que arranca suspiros nos seriados que tanto gostamos. Você já imaginou a Bonequinha de Luxo sem seu clássico vestido e suas luvas pretas? Se a resposta for não, é porque os figurinos se tornam memoráveis e são as marcas registradas de cada personagem. Os figurinistas são responsáveis por pensar na identidade visual dos personagens, e atualmente têm seus trabalhos reconhecidos por meio de premiações mundiais. Entre inúmeras cerimônias do cinema, vamos falar das mais conhecidas que dedicam uma categoria para o melhor figurino.

Sem sombra de dúvidas, ao falar de cinema e premiação, a primeira que vem na cabeça é o Oscar. Por ser conhecido mundialmente, como uma das cerimônias norte-americanas mais antigas, é modelo para a maioria das premiações.Desde sua criação em 1929, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, as categorias vem crescendo e abrangendo cada vez mais produções mundiais, como é o caso de Melhor Figurino. A categoria foi criada por volta de 1948 e era dividida entre figurinos coloridos, e preto e branco. Entre os pontos mais altos da categoria está Titanic.Titanic, dirigido por James Cameron, foi vencedor em 1997 e ficou conhecido pelo romance entre Jack e Rose. O figurino ficou nas mãos de Deborah Lynn Scott, que conseguiu mostrar as diferentes classes sociais dos personagens. O mais legal é que o vestido vermelho da Rose foi decorado com pérolas de vidro e levou mais de 1000 horas para ser criado.

Leonardo DiCaprio com Oscar em 2016. Foto: Getty Images.
Kate Winslet em Titanic. Fotos: Reprodução do filme.

Leonardo DiCaprio com Oscar em 2016. Foto: Getty Images.

Penélope Cruz com o César Honorário. Foto: Sipa.

E ao dizer que o Oscar é modelo para as demais, o prêmio César, do cinema francês, foi criado justamente por isso. O fundador, Georges Cravenne, admirava a premiação e seu assessor, César Baldaccini, escolheu um nome que rimasse: seu próprio nome, César. O mais interessante é que ele mesmo foi responsável pela criação da estatueta, algo que requer 15 horas de trabalho.

Além de suas categorias comuns, uma personalidade com longa carreira é homenageada com o César Honorário, como Penélope Cruz em 2018. E quanto ao figurino, cinco profissionais concorrem na categoria.

Uma das recentes ganhadoras foi Mimi Lempicka com o filme "Nos Vemos no Paraíso", dirigido por Albert Dupontel.

O roteiro se passa na Primeira Guerra Mundial, em que os uniforme dos personagens do exército é em tons acinzentados, composto por chapéu e cinto de couro com bolsos para água e equipamentos.

Outro ponto importante é a maquiagem, que consegue dar o aspecto de sujeira de terra nos personagens que acabavam se sujando por estarem em trincheiras.  

Por fim, representando o Reino Unido, o British Academy Film Award, mais conhecido como BAFTA, é o prêmio mais diferenciado. Suas categorias não são apenas para o cinema, mas também para jogos e televisão. E como se não bastasse, a Academia Britânica de Cinema e Televisão oferece também um programa de bolsa de estudo. A iniciativa apoia os jovens talentos que querem seguir carreira em cinema, televisão ou jogos, com bolsas no Reino Unido, nos Estados Unidos e na China. 

Leonardo DiCaprio com Oscar em 2016. Foto: Getty Images.

Kate Winslet no Bafta de 2016. Foto: Getty Images.

Leonardo DiCaprio com Oscar em 2016. Foto: Getty Images.

Fotos: Reprodução do filme.

Em figurino, os vencedores são profissionais de peso e já são conhecidos no meio, como Milena Canonero que ganhou 4 vezes o Oscar de Melhor figurino por: "Barry Lyndon"(1976),  "Carruagens de Fogo" (1982), "Marie Antoinette" (2006), e "O Grande Hotel Budapeste" (2015). Esse último tem um destaque especial quanto às roupas dos personagens que, em grande parte do filme, são em tons vibrantes. A grife italiana Fendi, seguiu os desenhos da figurinista e criou um casaco para o personagem Inspetor Henckel. E não foi só isso, Miuccia Prada criou malas e baús exclusivos para Madame D e um trench coat de couro para J. G. Jopling. 

Essas são algumas das premiações que dedicam um espaço para honrar o trabalho do figurinista, e se quiser conhecer outras, fique de olho porque elas estarão espalhadas pelas publicações. Se lembrar de mais alguma, deixe nos comentários.

E se você quiser aprender o passo-a-passo para fazer figurino, dá uma olhada no Curso "Noções Básicas de Figurino para Cinema e TV com Alice Alves". Clica aqui: https://www.hotmart.com/product/en/nocoes-basicas-de-figurino-com-alice-alves/A52612277G?sck=HOTMART_SITE