Nasce Uma Estrela acaba de ser lançado nas telas dos cinemas brasileiros e já conquistou críticas positivas do público (Assista ao trailer). O filme é o quarto remake do clássico com o mesmo nome - atuado nas outras versões por Janet Gaynor, Judy Garland e Barbra Streisand - e conta o romance entre Ally (Lady Gaga) e Jackson (Bradley Cooper), um cantor de country que se perde no vício do álcool enquanto seu par está crescendo na carreira. 

 Jackson Maine vai em um bar de drag queens depois de uma de suas apresentações e lá encontra Ally cantando La Vie en Rose, de Édith Piaf, com meia arrastão e sobrancelhas bem finas. Foi aí que ele já reconheceu seu talento e a história começa. Detalhe: duas das drag queens são Shangela e Willam de RuPaul’s Drag Race, reality televisivo.

 As críticas já são boas e Bradley Cooper recebeu muitos elogios pela direção e pela química com Lady Gaga, que iniciou a carreira de atriz com o pé direito. O elenco também é formado por Anthony Ramos (Ela Quer Tudo), Sam Elliott (The Ranch), e pelo comediante Dave Chappelle. 

O diretor também escolheu seu próprio cachorro para ser o adotado pelo casal no filme, que levou o nome de Charlie, seu falecido pai. Ele ainda aproveitou para chamar pessoas de sua vida pessoal para completar o time (como seu médico da vida real, o doutor William Slattery III; e seu amigo da época de escola, Gabe Fazio), além de convidar Drena Deiro, filha de Robert De Niro para o papel da esposa do comediante Chappelle. 

Os dois vivem um romance bem musical e fizeram uma trilha sonora que tem tudo para ser indicada a Melhor Canção Original no Oscar. Gaga convidou Cooper para se apresentar com ela no Coachella e em Glastonbury, para isso ele se dedicou em aprender a tocar violão e a cantar para não ser vaiado. A faixa Shallow já é uma das mais escutadas e a trilha alcançou o primeiro lugar nos álbuns mais vendidos da Billboard, com 231 mil unidades vendidas até o dia 11 de outubro. Outras quatro músicas também entraram para as 100 mais ouvidas da Billboard. A trilha também tem o talento de Mark Ronson, que ajudou Amy Winehouse. 

 Mas vamos falar do que realmente interessa aqui: figurino.

 A figurinista do filme é Erin Benach, não é um nome muito conhecido, mas pesquisando sua filmografia dá pra entender porque a chamaram, ela assinou o figurino de Drive, aquele filme com o Ryan Gosling, em que ele usa uma jaqueta bomber prata com um escorpião bordado nas costas, lembra? Detalhe importante:  essa jaqueta está à venda até hoje em sites como Amazon, isso que é um bom figurino!

 O  figurino de Lady Gaga impressiona com seu lado natural. Em Nasce Uma Estrela ela é o contrário do que estamos acostumados a ver, quem não se lembra do vestido de carne hein? 

 Para Lady Gaga, a figurinista conta que teve acesso completo ao closet da cantora e escolheu peças que não lembrassem esse seu lado extravagante: “Nós trabalhamos muito para criar uma personagem que não tivesse nada da Gaga. Foi um dos grandes desafios do filme. Todo mundo tem as suas próprias ideias de como estrelas do rock e do pop se vestem. E no topo disso, temos Gaga sendo Gaga, nós tivemos consciência disso.” 

 A personagem evolui por fases, começando com camisetas e passando para peças de alta costura quando já está mais famosa. 

 A figurinista planejou um visual mais chamativo para Ally na cena inicial, mas mudou de ideia depois de ver a iluminação vermelha do lugar, trocando o look por um vestido preto para passar ainda mais sua personalidade. Ela completa: "Fizemos de um jeito simples para deixar Jack ver a pessoa e não a roupa. Simplesmente era para ser um momento que ela chama a atenção dele e menos é mais."

 O estilo da personagem vai mudando com a chegada de Jack e ela começa a usar roupas mais rock country: "Nós lentamente deixamos de vê-la em sua vida na cidade de Los Angeles e para viver no mundo de Jack", disse a figurinista. Mesmo com roupas que parecem ser básicas e com parte do figurino (pedras preciosas, uma camisa de colarinho floral e um vestido de renda azul) ter sido comprado em lojas vintages de Los Angeles e Long Beach, outras são extremamente caras, como a calça de oncinha da YSL. 

 A figurinista escolheu peças pessoais que não lembrassem a cantora: calças de couro, calças jeans e um xale colorido (usado na cena da gravação no estúdio).

 Com a influência da cantora, eles tiveram conexões com a alta moda:  "Obviamente, todos abriram suas portas para nós”, disse a figurinista Erin Benach. Um vestido dourado e outro plissado, para o Grammy Awards, são da marca Gucci. 

 Com certeza verba de figurino não foi um problema para a figurinista

 A figurinista planejou um vestido preto para o ensaio do Grammy, mas pouco antes do evento, a cantora ligou para ela dizendo que achava melhor usar o vestido dourado. Como era em cima da hora, seria complicado para mudar, mas a Gucci fez o vestido, que também seria usado em outra cena do filme.

 Na cena final, quando ela canta I’ll Never Love Again, Ally usa um vestido azul inspirado no vestido que Grace Kelly usou no Oscar de 1955, feito por Edith Head. E isso foi uma ótima sacada da figurinista, porque usar Edith Head e Grace Kelly como referências é garantia de sucesso!

 Uma crítica que achei bem boa feita por Daniel Oliveira para o Cinematório é que "o arco e a transformação de Jackson são internos, enquanto os dela são externos, muito marcados pelo cabelo, maquiagem e figurino." Tá vendo a importância de caracterização e figurino para um personagem?

 Agora vamos falar do personagem de Bradley Cooper: Jackson Maine.

 Para compor o figurino deste remake, a figurinista se inspirou nos anos 70 para pensar nas camisas e no cinto de Jackson. 

 E o restante das peças do figurino são camisetas em cores claras, escuras e neutras, camisas fora da calça (escura ou verde), jaqueta de couro de bezerro marrom, jaqueta de camurça natural e jaqueta de sarja de algodão natural (cortada como uma jaqueta jeans). Jeans e botas de cowboy pretas em seus pés. Ele é um garoto do Arizona, viajou, mas ainda está enraizado no rancho de sua infância. Faz sentido que Jackson escolha algodão, uma fibra natural. Ele é da terra, um homem que se fez sozinho. Em um ponto do filme  Jackson também usa uma camisa jeans afinal de contas, ele é um cowboy.

 Ou seja, o figurino fazendo seu papel de não sobressair mais do que o personagem.

 Segundo o site People, o ator se inspirou no vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, para completar o seu visual com o cabelo bagunçado.

Agora que você já soube um pouquinho sobre o figurino do filme, que tal assistir o filme e nos contar o que achou da atuação de Gaga em seu primeiro longa? Aproveita e repara no trabalho de Erin Benach no novo remake de Nasce Uma Estrela e também deixa nos comentários qual foi sua peça favorita.

E se você tem interesse em saber o passo-a-passo para fazer figurino conheça o Curso "Noções Básicas de Figurino para Cinema e Tv com Alice Alves". Pra saber tudo sobre o curso clica aqui: https://www.hotmart.com/product/en/nocoes-basicas-de-figurino-com-alice-alves/A52612277G?sck=HOTMART_SITE