O Dia das Bruxas é conhecido mundialmente como um feriado celebrado no dia 31 de Outubro, principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Halloween.

Mas hoje em dia é comemorado em diversos outros países do mundo, inclusive no Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços assustadores e participar de festas a a fantasia vêm se tornando mais comuns.

O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de “All Hallows Eve”.

“Hallow” é um termo antigo para santo e “eve” é o mesmo que véspera. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

Tá explicado, né?

E o que essa festa tem a ver com figurino?

Bom, o cinema sempre foi uma grande influência para as escolhas de fantasias de Halloween, algo que serve até mesmo de termômetro para saber o quanto um figurino ficou marcado na memória de quem assistiu o filme e o quão relevante aquele tema está no momento, funcionando como referência para o mercado. Mas, com a chegada das plataformas de streaming as séries se tornaram as maiores influenciadoras do momento principalmente aquelas que alcançam um sucesso mundial estrondoso como “La Casa de Papel” e, mais recentemente, “Round 6”.

Além das novidades, que cada ano traz no topo das tendências, alguns clássicos também retornam com enorme relevância, sejam os vilões dos filmes de terror ou da Disney ou mesmo grandes marcos da cultura pop que jamais sairão da lista. Apesar de no Brasil ainda não termos uma tradição tão forte em Halloween como em outros países, essa comemoração vem ganhando espaço, principalmente com a influência dos figurinos de filmes e séries que fazem com que todo mundo queira se vestir por um dia como seus personagens favoritos. Para a lista de hoje destacamos as fantasias que estão em alta no mundo todo.

ROUND 6

O drama distópico sul-coreano, “Round 6”, chegou com tudo. Além de ter se consolidado como o maior lançamento da Netflix até então, a série estimulou o interesse em aprender coreano e impulsionou as vendas de itens como os tênis slip-ons brancos da Vans em 7.800% desde o lançamento da série, segundo a varejista Sole Supplier.

Além disso, os macacões e uniformes usados na série já estão no topo da lista de vendas para o Halloween, provando que este é sim um figurino que foi muito bem pensado.

A diretora de arte da série, Chae Kyung-sung, revelou que as duas cores principais utilizadas - verde e rosa - estiveram entre as primeiras decisões artísticas tomadas e que eram parte de uma estratégia para criar contraste entre os competidores e os guardas, foi dela a responsabilidade de definir o design de produção geral, mas as decisões eram tomadas em conjunto entre as equipes de figurino, maquiagem e adereços especiais. Para além dos figurinos, a marca Louis Vuitton apostou na influência da atriz Jung-Ho-Yeon, que se tornou a coreana mais seguida do Instagram, e a contratou como sua embaixadora.

O nome da série no mundo todo é Squid Game que significa Jogo da Lula e apenas no Brasil a série se chama Round 6, sim por causa do Lula ex-presidente.

E com o estrondoso sucesso desta série, já surgiu o termo Squid Game Mania, se você ouvir falar já sabe do que se trata.

Fantasia do Round 6 à venda no Mercado Livre.

LA CASA DE PAPEL

Desde de sua estreia em 2017, “La Casa de Papel” nunca saiu do ranking de fantasias mais populares, seja pela proposta de ser o bandido por um dia ou por simbolizar um ato de resistência, a série espanhola da Netflix tornou o macacão vermelho e máscara de Salvador Dalí ícones da cultura pop.

O macacão foi uma escolha do figurinista Carlos Diez para esconder o gênero dos personagens durante o assalto, o vermelho é um símbolo da revolução e da destaque a eles em cena, enquanto a máscara é uma referência a busca do Professor por romper com os padrões e ir contra as normas vigentes, assim como Dalí propunha em suas obras. 600 macacões foram usados em 4 anos de série e mais 500 foram feitos só para a quinta temporada, o design foi mudando ao longo dos anos.

No site de vendas Mercado Livre é possível ver como o macacão da série ainda é um sucesso de vendas.

STAR WARS

Tudo que é ligado ao universo de “Star Wars” provavelmente nunca vai deixar de nos inspirar, com isso, os personagens da saga nunca saem das listas de tendência de Halloween.

São tantos figurinos certeiros criados por John Mollo para a trilogia clássica, por Trisha Biggar na segunda trilogia, por Michael Kaplan na trilogia mais recente e por Joseph A. Porro e Shawna Trpcic para a série The Mandalorian que fica até difícil escolher.

Entre as mais recorrentes Princesa Leia em seu vestido branco e coques laterais, Darth Vader, os Stormtroopers, o Mandaloriano, os Jedis, Rey, Chewbacca e Baby Yoda.

O mais legal é que “Star Wars” permite que grupos de pessoas se vistam juntas como no filme, uma ótima opção para famílias e grupos de amigos que querem sair coordenados neste Halloween.   

LARANJA MECÂNICA

O figurino criado por Milena Canonero para o filme “Laranja Mecânica” é um ícone que transcendeu as telas, tanto que basta ver alguém vestindo roupas brancas com um criquete codpiece, que é tipo um tapa-sexo que os jogadores de críquete colocam pra proteger as partes, usado por cima da calça e acessórios como o chapéu-coco, a bengala e o suspensório que imediatamente nos remete ao filme.

Além disso, essa é uma fantasia fácil de montar, muitos acessórios podem ser garimpados em brechós. Esta escolha também esta associada a uma crítica ao visual elitizado e a integridade das classes mais altas, e se acompanhada dos cílios postiços a fantasia também subverte questões de gênero.

A HORA DO PESADELO

Para quem gosta de dar sustos por ai no Halloween, a fantasia de Freddy Krueger dos filmes “A Hora do Pesadelo” é um clássico, a blusa listrada, as luvas com garras, o chapéu e a maquiagem trabalhosa já ganharam inúmeras variações vestindo também mulheres e crianças.

O figurino criado por Dana Lyman para um dos mais influentes filmes de terror, teve o suéter listrado criado por outra figurinista Judy Graham, que teve o desafio de incorporar um senso de metamorfose à peça, o diretor Wes Craven queria que o vilão tivesse a habilidade de transcender o espaço físico, então pediu que o suéter fosse feito nas duas cores mais difíceis de serem processadas pelo olho humano; vermelho e verde oliva escuro. Aposto que você sempre viu esse figurino mas não fazia idéia do porquê eram essas cores da blusa do vilão, ou fazia?

Além disso, Craven queria que Krueger tivesse o rosto perturbador de uma vítima de queimaduras e a inspiração veio inesperadamente em um dia que o maquiador Dave Miller estava comendo pizza e começou a tirar os pepperonis dela. 

A maquiagem levava 3 horas para ficar pronta, por sorte o ator Robert Englund só usou o figurino por sete minutos no primeiro filme.

Toda a concepção de Freddy está relacionada a elementos da infância do diretor e de um homem que o assustou indo em uma noite até sua janela com um chapéu de feltro marrom. Para as luvas eles experimentaram seringas, mas optaram por usar facas de tomate. Um visual fora do óbvio que cumpriu seu papel e continua a dar medo até os dias de hoje.

MALÉVOLA

Se tem uma vilã da Disney que é queridinha das fantasias de Halloween, esta é Malévola.

Depois da estreia do filme estrelado por Angelina Jolie em 2014, o figurino criado por Anna B. Sheppard se tornou uma escolha super popular de fantasia que entra ano, sai ano continua a estar em pauta.

Parte do sucesso está no poder que o visual da vilã evoca, afinal é impossível não ser notada com os enormes chifres e a maquiagem bem marcada, visual que foi criado para o filme por um grupo de 89 pessoas, que envolvia protéticos, maquiadores e cabeleireiros.

CRUELLA

“Cruella” é o filme da Disney que mais vai inspirar fantasias femininas neste ano, espere por muitas fotos de famosas e anônimas vestidas como a personagem neste Halloween.

O preto e branco é clássico e possível para todos os guarda-roupas. Graças ao figurino brilhantemente criado por Jane Beavan para o live-action, a vilã que já era uma escolha popular ganhou ainda mais camadas e detalhes inspirados no estilo Punk, com este aceno aos anos 70, a figurinista criou tudo do zero a partir de peças que ela encontrou em brechós, então nada impede que essa fantasia seja recriada a partir de peças garimpadas. Outra característica que marcou o visual de Emma Stone no filme foram as maquiagens e cabelos criados por Nadia Stacey e que devem ser muito copiados ainda.

O instagram dessa americaninha de apenas 4 anos que adora fantasia de Halloween é bem interessante pra seguir. O nome dela é Delilah, link aqui.

WANDAVISION

A série da Disney “WandaVision” trouxe para as telas uma estética impecável que vai avançando uma década por episódio, indo do preto e branco da década de 50 à um novo uniforme de Feiticeira Escarlate que deixou todos de queixo caído.

O figurino criado por Mayes C. Rubeo precisava ser eficiente em marcar cada década para que o público não se perdesse, algo que ela fez muito bem, conciliando cabelos, maquiagem e figurino, com destaque para as silhuetas de cada período.

As maiores inspirações para o visual da série vieram de sitcoms clássicas de diferentes épocas.

A escolha da fantasia de Halloween inspirada em “WandaVision” tem várias possibilidades que vão dos clássicos figurinos de época, ao visual final da protagonista, mas os mais pesquisados de todos são os figurinos vintage que Wanda e Visão usam durante o Halloween da série e que são uma exata reprodução do visual dos personagens nos quadrinhos, Wanda de body vermelho e meia-calça rosa e Visão de traje verde e amarelo.  

E se você quer saber mais sobre o passo-a-passo pra criar figurino, conheça o Curso "Noções Básicas de Figurino com Alice Alves".

Pra saber tudo sobre o curso clica aqui.